Já imaginou como seria maravilhoso se você pudesse fazer a prova do ENEM com leitor, prova com mais tempo etc? Vou te passar TUDO sobre como GARANTIR os Direitos dos Disléxicos no ENEM 2018.
Direitos dos Disléxicos no ENEM 2018
- Auxilio para Leitura: Um profissional irá realizar a leitura de textos e descrição das imagens;
- Auxilio para Transcrição: Um profissional selecionado para transcrever as respostas das provas objetivas e a redação;
- Tempo Adicional: Apresentado o laudo comprovando sua dislexia, você terá o direito à 60 minutos a mais em cada dia de prova (ou seja 1 hora a mais).
Direitos dos Disléxicos no ENEM 2018 | PASSO A PASSO
1) Selecionar “SIM” na necessidade do atendimento especializado
2) Selecionar “Dislexia” como condição especial desejada
3) Selecionar os Recursos Facilitadores Desejados
4) Colocar o CID da dislexia e anexar o laudo que comprove esta condição
O CID da dislexia é o R48
Perguntas Frequentes:
1) O que o Laudo Médico deve conter?
LAUDO MÉDICO, constando as seguintes informações:
- A identificação do PARTICIPANTE (nome completo, idade, etc.);
- O diagnóstico completo da condição do participante;
- Informar o código CID (Classificação Internacional de Doenças) + código específico do transtorno/distúrbio em conformidade com o diagnóstico;
- Papel timbrado, letra legível, com assinatura, carimbo e identificação do médico com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina – CRM.
2) E se o participante com dislexia NÃO possuir laudo médico?
DECLARAÇÃO / PARECER, somente quando o participante com DISLEXIA, DISCALCULIA E TDAH não possuir de Laudo Médico. Na Declaração/Parecer deverá constar as seguintes informações:
- A identificação do PARTICIPANTE (nome completo);
- A descrição detalhada do transtorno;
- Informar o código CID + código específico do transtorno/ distúrbio (se houver);
- Letra legível; Papel timbrado da entidade ou equipe multidisciplinar ou profissional habilitado da área da saúde;
- Identificação da entidade; equipe multidisciplinar; ou do profissional da saúde, assinatura e carimbo.
3) E se meu pedido for indeferido?
- Em caso de INDEFERIMENTO do pedido de ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, o participante será informado pelo e-mail fornecido na inscrição. Nesta hipótese, o Inep solicitará que o participante envie “novo” documento no prazo máximo de três dias. Caso o “novo” documento não esteja de acordo com o estabelecido do edital, o Participante não receberá o ATENDIMENTO ESPECIALIZADO e/ou tempo adicional.
- Recomendo que até o DEFERIMENTO do pedido de ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, o participante acesse diariamente seu e-mail, e visualize a caixa de entrada, Spam e Lixo Eletrônico, pois alguns provedores/servidores direcionam as mensagens eletrônicas do ENEM/Inep para estes locais.
Considerações Finais
Como nas edições anteriores, a CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO dos participantes DISLÉXICOS, levará em consideração características linguísticas do transtorno/distúrbio;
Bom, agora que você já sabe tudo sobre os Direitos dos Disléxicos no ENEM 2018, é hora de pegar firme nos estudos, e ficar “afiado” para a maratona de provas, pois atendimento diferenciado não é sinônimo de aprovação automática.
O Atendimento Diferenciado no ENEM visa proporcionar a concorrência justa e igualitária à todos os candidatos inscritos #FicaDica #BoaSorte