10 Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

10 Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

Eu acredito que os melhores pontos culturais que todo disléxico deveria conhecer são, sem sombra de dúvidas, os museus. 

Importância dos Museus na Vida dos Disléxicos

Muita gente têm a idéia de que o museu é um lugar chato cheio de coisas velhas. Estão totalmente enganados!

Os disléxicos geralmente tem muita dificuldade dentro da sala de aula, onde estão apenas “recebendo” a informação do professor. Porém os museus oferecem a possibilidade de vivenciar o que estão aprendendo, interagir com o conteúdo, tornando o processo de aprendizagem em vai fácil e divertido. O museu é um laboratório para a vida!

Principais Museus de São Paulo

Para o mês de julho, os do Estado de São Paulo prepararam uma programação especial repleta de oficinas, brincadeiras e histórias, com atividades para todas as idades.

Catavento

Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

O Catavento é um museu interativo dedicado às ciências, localizado no Palácio das Indústrias, na cidade de São Paulo. O museu é dividido em 4 espaços: universo, vida, engenho e sociedade. É voltado ao público jovem.

Saiba mais acessando o site: www.cataventocultural.org.br

Museu da Imigração

O Museu da Imigração é onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX. É o local perfeito para aprender mais sobre os imigrantes que vieram para o São Paulo (imigrantes italianos, portugueses, alemães, espanhóis etc). Quem sabe você não encontre o documento que o seu avô usou quando chegou no Brasil?

Saiba mais acessando o site: www.museudaimigracao.org.br

Museu dos Transportes

O Museu dos Transportes proporciona uma volta ao passado. Lá é possível observar raridades como o primeiro bonde a circular no Brasil em 1859 e o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Também é possível conferir o ônibus “Double Decker”, o ônibus de dois andares, que circulou pelas ruas de São Paulo nos anos 80.

Saiba mais acessando o site: www.sptrans.com.br/museu

Museu do Futebol

Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

É um museu temático dedicado ao futebol. Foi construído dentro do Estádio Municipal do Pacaembu. Para você passar um pouco de vontade, o visitante começa o percurso cheio de emoção! No saguão de entrada, batizado de Sala do Torcedor, onde estão reunidos objetos utilizados pelos torcedores como chaveiros, cinzeiros, flâmulas, broches e bandeiras.

Saiba mais acessando o site: www.museudofutebol.org.br

Memorial da Resistência

Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu que preserva as memórias da resistência durante o período da ditadura militar. O prédio onde museu funciona é o mesmo que sediou o DOPS, a polícia responsável por prender e torturar pessoas contrárias ao governo militar. Inclusive é possível visitar selas onde as pessoas eram presas.

Saiba mais acessando o site: www.memorialdaresistenciasp.org.br

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

O MIS tem como filosofia de ação registrar e preservar a imagem e o som do passado e do presente. Diversas exposições de músicos famosos e cineastas de Hollywood já aconteceram no MIS.

Saiba mais acessando o site: www.mis-sp.org.br

Casa das Rosas

Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

O espaço oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura. A Casa abriga também a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.

Saiba mais em : www.casadasrosas.org.br

Casa Guilherme de Almeida

Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

O museu tem por objetivo conservar, organizar e expor o acervo bibliográfico, histórico, artístico que pertenceu ao poeta Guilherme de Almeida, bem como estimular e realizar pesquisas e estudos críticos sobre sua obra e divulgar a literatura e os autores nacionais em geral.

Saiba mais em: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Museu de Arte Sacra

Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Quem entra no prédio, localizado no centro da cidade, próximo à estação da Luz, logo é tomado pela atmosfera espiritual do lugar. O silêncio só é quebrado pela voz dos monitores que explicam sobre as 800 peças em exposição.

Saiba mais em: www.museuartesacra.org.br

Pinacoteca

Pontos Culturais que Todo Disléxico Deveria Conhecer

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil, com quase dez mil peças abrangendo em sua maioria a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, promovendo diversos eventos culturais e mantendo uma ativa produção bibliográfica.

Saiba mais em: www.pinacoteca.org.br

2 Comentários


  1. Prezado Pippo,

    Gostaria de solicitar a inclusão do O Museu Afro Brasil que é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Desta forma acredito que contemplar alem dos descendentes de europeus, como definido no seu texto no museu da imigração, os descendentes do continente africano, também seriam contemplados

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *